sexta-feira, 6 de março de 2015

Homenagem à mulher


As mulheres são as pessoas que mais se sacrificam nesse mundo.

Você, que agora é mãe, sente na pele isso.

Quando as mulheres da minha geração são homenageadas, deveriam se lembrar que essa homenagem cabe, na verdade, às mulheres de outras gerações. Nós aqui estamos sendo apenas simbolicamente lembradas. O que temos hoje (igualdade perante a lei, ao menos formal, direito ao trabalho remunerado, ao voto, e muitos outros direitos, inclusive relativos à maternidade) é fruto da luta delas, não nossa.

Acho importante dizer isso, porque sempre me senti fora de lugar nas celebrações do dia da mulher no meu trabalho, com a chefia colocando a mulherada num auditório para ouvir elogios, música, e depois presenteando todo mundo com flores e bolos de chocolate.

Amo flores e bolo de chocolate. (Música, aí já depende...)

Mas essa homenagem não me pertence, eu sentia.

E dá vontade de dizer o seguinte.

Se os estadistas querem homenagear as mulheres, respeitem primeiro nossas crianças, dando a elas uma educação digna. Se os homens querem homenagear as mulheres, mais respeito com a mulher que anda sozinha na rua, para que ela não se sinta constrangida com o palavreado chulo de que frequentemente é alvo. Se os patrões querem homenagear as mulheres, extirpem de suas condutas o assédio moral e eliminem de vez as piadinhas estereotipadas. 

Para qualquer pessoa homenagear a mulher, respeite suas escolhas de vida, respeite as que não querem se casar e as que não querem engravidar, respeite a escolha de parto, respeite seu direito de amamentação. Respeite a mãe que dá mamadeira ao bebê. Respeite as que querem ter um filho só e as que querem ter muitos filhos. Respeite a que escolheu trabalhar em casa e a que estudou para trabalhar fora e contratou babá e empregada. Respeite a avó idosa que, se ganhasse em dinheiro por hora de trabalho, seria milionária. Mas trabalhou a vida toda além do que devia, por dever de esposa e mãe. Fez tudo por amor.

Respeite a inteligência de uma mulher, não como se ela fosse um homem. Porque ela não precisa ser vista como homem para ser respeitada.

É um aprendizado e tanto para homens e mulheres. Respeitar, sejam as jovens, as mães, as professoras, as babás, e todas aquelas que merecem, antes de mais nada, o nosso amor e consideração. Amor diário, e não de ocasião ou de data.

Eu nem falo em feminismo, porque não me refiro a uma politização de comportamento. Falo de conceitos óbvios demais para serem politizados. 

Não parece estranho que seja preciso gastar tanto tempo hoje em dia falando sobre coisas óbvias? Sobre amar ao próximo e valorizar nossas mães?

É  estranho, sim. É quase assustador.

6 comentários:

  1. Muito bem, filha! Gostaria de dizer isso mesmo sobre o Dia da Mulher! Mas como você consegue expressar tão bem!..Estou feliz por você! Parabéns pela grande mulher que você é: dedicada, sábia, doce e com um grande futuro pela frente! Te amo!....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também te amo muito, mãe. Obrigada por suas palavras carinhosas! Um grande beijo!

      Excluir
  2. Parabéns pelo post lindo, e pela mulher sábia e dedicada que você é uma guerreira. Nós te amamos. Um abraço!♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eliz! Um grande beijo de quem também te ama muito!

      Excluir
  3. Vivi, amei seu post, só li hoje! as pessoas no fundo gostam de se sentir reconhecidas por aqueles a que se dedicam, até eu que sou extremamente tímida para isso...mas como você, tenho visto que pra um dia eu chegar a ser exemplo pra alguém, preciso antes reconhecer que estou loonge ainda daquelas (les) que viveram para nos ensinar os itens principais da convivência humana na nossa sociedade: educaçao, amor e respeito.. a começar pelas nossas mães, afinal, elas já cuidaram de filhos em cada uma de suas fases, já aguentaram nossas birras, já sofreram com seus erros e já agradeceram pelos acertos , fico pensando em quando chegar a adolescência da minha e eu humildemente reconheço que não imagino como lidarei com isso no futuro, rsrs, de boa.. qdo me deparo com a chamada adolescência da primeira infância (2-4) e me descabelo com ela , vejo que fui prepotente, enquanto grávida, ao pensar que só pelo fato de amar crianças e coisas relacionadas a elas, ser mãe seria moleza para mim.... espero aqui, que um dia minha filha se torne uma adulta que me reconheça como boa mãe, sinceramente, essa é a principal e talvez única homenagem que eu gostaria muito de receber! tenho muito o que aprender, principalmente com respeito as diferenças do meu próximo a começar pelos da minha casa. bjão minha amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Didi, também estou aprendendo tudo isso, ao mesmo tempo que você e com você, meu exemplo mais próximo e contemporâneo de mãe. Esse aprendizado mútuo tem sido bastante proveitoso para mim!Beijos!

      Excluir